Skip to content

Uma tentativa de novas direções

26 de Março de 2013
foto: Michael Loccisano/Getty Images

foto: Michael Loccisano/Getty Images

Se reinventar, sair da mesmice, não é tarefa fácil. São poucas as bandas que conseguiram. Mas sair da zona de conforto, tentar fazer algo diferente dos álbuns anteriores, deixando para trás certas características do som é algo corajoso e louvável. Mesmo que o resultado final não seja satisfatório para muitos. É isso que encontramos no novo trabalho “Comedown Machine” da banda americana The Strokes.

A tentativa de fazer algo novo, que começou em 2011 em “Angles”, se torna mais radical e presente na maioria das músicas desse lançamento. São várias as influências identificáveis utilizadas na construção do novo som da banda. Há elementos pós-punk dos anos 80: “Chances” e “Tap Out”; elementos de punk: “50/50”; e até um lance jazzístico, com uma sonoridade meio bossa-nova: “Call it Fate, Call it Karma”.

foto: Kathy Saunders/Official site

foto: Kathy Saunders/Official site

Outro elemento inovador que chama atenção é o vocal de Casablancas. Em algumas canções, como por exemplo “80’s Comedown Machine” e “Slow Machine”, o vocalista faz uma linha mais melódica – às vezes, até usando a voz em falsete – deixando de lado o tom rouco e rascante da voz que se tornou característica marcante em antigas canções do grupo.

“Comedown” é um disco irregular, sem um direcionamento que o deixe uniforme. É clara a tentativa da banda em dar um passo adiante no som. Mas vejo que é necessário lapidar e organizar as idéias apresentadas, colocando nelas as características que fizeram os Strokes serem adorados por muitos ao redor do mundo. Talvez, eles possam inovar, quem sabe se reinventar. Ao ouvir “One Way Trigger”, a melhor música do álbum, acredito bastante nisso.

comedown

download2

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: