Skip to content

Um Balanço do Carnaval 2011 do Rio

16 de Março de 2011
foto: Guia do Rio

Foi divulgado pela Prefeitura que o carnaval do Rio em 2011 teve o maior faturamento da história. A cidade recebeu 1 milhão de turistas – a ocupação dos hotéis registrou 95,4%, sendo 40% de turistas estrangeiros – que geraram uma receita de R$ 1,2 bilhão gastos em hospedagem, restaurantes, passeios e outras despesas. Isso aconteceu graças à consolidação dos blocos de rua. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de foliões passaram pelos 424 blocos que desfilaram pela cidade.

O crescimento da folia – que além de trazer o turista, levou vários moradores a escolherem passar a festa de momo na cidade, desistindo de suas habituais viagens, e assim superlotando os tradicionais blocos – também favoreceu o crescimento de vários problemas que já se faziam presentes em anos anteriores: a superlotação dos blocos, o caos no trânsito e a grande quantidade de pessoas urinando pelas ruas.

foto: divulgação

Para resolver a superlotação dos blocos é necessário reorganizar o roteiro e os horários de desfile. Impedir que dois blocos desfilem no mesmo dia, horário e bairro. Colocar os grandes e tradicionais em ruas largas e extensas, e criar um roteiro onde o trânsito não seja muito prejudicado. Ainda, se faz necessário um esquema de transporte que ajude a população a chegar ao bloco – metrô levou nota dez nesse quesito – junto a campanhas de conscientização que exaltem a importância de deixar o carro em casa.

No que diz respeito à mudança de locais, alguns blocos são resistentes. Dizem que a tal descaracteriza o bloco, já que ele foi criado, e é identificado com aquela localidade. Não concordo com isso. Acho que sempre deve ser levado em conta o bem estar da população e o melhor para cidade.

foto: Fábio Antonio

Outro problema amplamente discutido nesse carnaval foi os foliões urinando nas ruas. Acho que o maior culpado disso é a própria Prefeitura. Não sou a favor das pessoas fazendo xixi nas ruas. Mas para que isso não aconteça é necessária uma maior ação do governo. A solução não é criar uma lei que aplique uma multa a quem for pego urinando na rua, como deseja o secretário especial da Ordem Alex Costa – neste carnaval foram detidas aproximadamente 700 pessoas.

Cabe fazer uma grande campanha de conscientização e educação – utilizando todos os meios de comunicação, para que o povo perceba o quanto não é legal essa prática – , junto com a construção e conservação de banheiros públicos. Porque o processo de reeducação da população tem que ser durante o ano todo e não apenas no carnaval. E para que isso aconteça, tem que existir a facilidade de encontrar banheiros em todos os lugares da cidade.

foto: Rodrigo Vianna

Durante a festa, o número de banheiros químicos disponíveis foram 13 mil contra 4.200 em 2010. Apesar do aumento, – que se comparado com crescimento do público nos blocos é ínfimo – faltou limpeza e uma melhor distribuição dos mictórios pela cidade, já que havia blocos que tinham muito pouco, o que provocou enormes filas, ou nenhum , como o “Sassaricando” que desfilou no sábado de carnaval na Praça do Russel na Glória. Como o carnaval de Rua do Rio é patrocinado por uma marca de cerveja, proponho que a prefeitura responsabilize a empresa pela contratação e distribuição de banheiros químicos durante a festa.

Espero que nos próximos anos a Prefeitura faça os ajustes necessários para que o carnaval do Rio fique cada vez mais bem organizado.

5 comentários leave one →
  1. Jo Garcia permalink
    16 de Março de 2011 2:31 PM

    Concordo com tudo! Agora em especial a questao dos banheiros… Logo apos o carnaval assisti no RJ TV o tal secretario Alex Costa dizer que a responsavel pela manutencao e colocacao dos banheiros era a patrocinadora do Carnaval portanto a Antartica! Disse ele que no ano que vem vai ser mais incisivo nessa questao ai eu me pergunto SERA?!

    • 16 de Março de 2011 2:43 PM

      Sim. Eu não tinha certeza sobre essa informação, tinha ouvido alguma sobre a responsabilidade da Antarctica. Pesquisei mas não achei nada que confirmasse. Mas posto isso….Vamos ao comentario do tal secretário….Será que a prefeitura irá pressionar um patrocinador? Se indispor a empresa? E com isso, correr o risco de perder o patrocinio?
      E sobre o dinheiro dado pela cervejaria? Ela escolhe quais blocos ganham o incetivo? Pq acho suspeito, um bloco não ter nenhum banheiro quimico, repito nenhum, quando esse bloco é oríundo de uma peça teatral patrocinada por um banco.
      É estranho não acha?

  2. Cristiane permalink
    16 de Março de 2011 4:52 PM

    Moro no Piauí e estive no Rio de Janeiro nos dois primeiros dias do carnaval e confesso que gostei muito. Senti que um clima diferente pairava sobre a cidade: muita paz, gente bonita, blocos de rua bem legais e também algo diferente do que se ver geralmente na mídia e senti que realmente o Rio é a Cidade Maravilhosa.
    Quanto a manutenção dos banheiros públicos e o recolhimento do lixo realmente achei o serviço deficiente espero que ano que vem a Prefeitura e os patrocinadores melhorem o trabalho.
    No mais gostei muita da matéria e espero ter acesso a outras publicações

  3. Rodrigo Oliveira permalink
    16 de Março de 2011 5:30 PM

    também sou contra os mijões, mesmo fazendo parte desse grupo quando não me resta o onde fazer, mas o incrível foi o balanço policial: 700 mijões e 15 assaltantes presos !!! ou os malandos resolveram viajar para longe daqui(rsrs) ou o foco mudou!

    • 16 de Março de 2011 5:39 PM

      Eu não sei se foi tranquilo. Andei por alguns blocos. Não vi brigas e nem pessoas reclamando de roubos. Rolou um clima de paz. Pelo menos nos blocos por onde andei. A única coisa que ouvi foi o caso de um carro que teve o teto amassado. Destruido mesmo, lance de vandalismo. Isso aconteceu em botafogo no Bloco do Sargento Pimenta. Mas acho que pode ter rolado uma manipulação nesses numeros (de roubos). Para mascarar a violência e passar a sensação de segurança na cidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: