Skip to content

Vale o investimento?

11 de Janeiro de 2011
Foto: Agência Estado

Acabou o leilão. Depois de duas semanas de conversas com vários times, depois de várias propostas que circularam nos meios de comunicação, levou o clube que menos fez pronunciamentos sobre a negociação. Ronaldinho Gaúcho é jogador do Flamengo pelos próximos 42 meses, anunciou no fim da noite de segunda – 10 de Janeiro de 2011 – a presidenta Patrícia Amorim.

As cifras ainda não foram divulgadas, mas o contrato só foi possível porque parte do salário do atleta será pago pela Traffic e Olympikus, fornecedora de material esportivo do clube.

Com o fim do mistério sobre em qual clube o craque dentuço irá jogar, começa agora um novo mistério: o investimento valerá a pena? Ronaldinho ainda jogará em alto nível?

Foto: Agência EFE

A maioria dos críticos acredita que ele ainda tem bola, mas que Gaúcho não tem mais vontade de jogar, só tem motivação para a noite. Tal afirmação é justificada pela sua decadência física e por sua aparição, cada vez maior, nos seminários de fofocas do mundo. E por isso, a escolha de jogar no Fla e viver no Rio, não é vista como a melhor para recuperar o seu futebol.

Mas pesando para o outro lado, existe a proximidade ao técnico Mano Menezes e a torcida brasileira, que o apóiam na recuperação do seu futebol e na disputa por uma vaga no seleto grupo de jogadores que irão disputar a copa de 2014 no Brasil.

Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Para o Flamengo, a contratação é uma boa no campo do marketing. Levará os torcedores ao estádio, impulsionará ainda mais o programa de arrecadação de fundos para construção do centro de treinamento, entre outras coisas.

No campo, para Gaúcho valer o investimento feito pelo clube da Gávea, basta jogar apenas 25% do que apresentou de futebol no ano em que foi eleito o melhor jogador do mundo. Sei que os tempos são outros – naquele time do Barcelona, Ronaldinho tinha um personal training exclusivo, Henk Ten Cate, o auxiliar técnico de Rijkaard, que exigia do jogador um pouco mais nos treinos, apelando às vezes, até para o lado emocional -, mas pelo nível técnico em que se apresenta o futebol brasileiro, e a carência de jogadores na sua posição – vide o sucesso dos argentinos no último campeonato brasileiro – é uma boa aposta a sua contratação.

3 comentários leave one →
  1. 11 de Janeiro de 2011 5:56 PM

    Acho que a questão não é nem saber se vale ou não o investimento e sim se o Flamengo pela primeira vez na sua historia vai ter competência para gerenciar e aproveitar todos os benefícios que a marca Ronaldinho pode trazer , dentro de campo com o baixo nível do nosso futebol ele será decisivo sem fazer esforço , agora as jogadas certeiras devem ser feitas fora , as ações de marketing e o cuidado com a imagem do jogador que atrelada a do flamengo podem render um dinheiro absurdo no universo do futebol sul americano . Lembro da contratação do Romário , então melhor jogador do mundo , na quele momento o flamengo era o centro das atenções , tinha repatriado o grande jogador do ano anterior e no entanto não soube aproveitar nada , pelo contrario , contraiu uma divida enorme e ainda deve ao jogador … A resposta para a questão inicial só poderá ser dada pelo flamengo … como flamenguista torço para que os dirigentes saibam conduzir a estada da marca que um dia foi um puta jogador de futebol no Flamengo .

    • 12 de Janeiro de 2011 10:52 AM

      Acho q o Fla está aprendendo. Na verdade, os clubes e empresas brasileiras estão aprendendo. Ainda se faz pouco, mas já se faz algo. Os dois exemplos disso são as contratações de Fenômeno e Adriano. No corinthians, se fez uma engenharia financeira para traze-lo e se colheu frutos em venda de camisas e renda nos estádios, além de patrocinios. No Fla com Adriano em 2009, bateu recorde de venda em camisas. Essas duas ações não tiraram os clubes do buraco. Mas é uma alternativa para os clubes trazerem jogadores e ajudar a custear os seus salários.
      E acho q o Fla aprendeu bastante com o Adriano, e sabe o potencial q o Gaúcho tem. Tanto q as vendas de camisas já começaram, e vai utilizar a presença do jogador no time para negociar um novo contrato de patrocinio.
      Não acho q ele será a solução para a divida do Fla. (Sanear as dívidas acho impossível. O Real Madri deve, é um clube q lucra mto.)
      Enfim, o q acho importante nessa contratação, além do seu futebol, é q ela pode servir de exemplo para os outros clubes. Ver q é possível atraves do marketing trazer jogadores caros, mas com um retorno financeiro alto, criando assim uma nova fonte de renda.

  2. Igor Carvalho permalink
    8 de Fevereiro de 2011 8:40 PM

    Acredito que a contratação do Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, nos moldes como foi feita, tornou-se um marco no futebol brasileiro, criando um importante precedente para a vinda de jogadores renomados. A utilização de uma engenharia financeira composta por empresas privadas interessadas em explorar a imagem do jogador atrelada a ações de marketing do próprio clube torna essa aposta em um negócio lucrativo financeira e esportivamente falando.
    Para o Corinthians, um Ronaldo “gordo” jogando pouco é melhor do que ter o Sousa como titular o ano todo. Quanto ao Flamengo, ter o Ronaldinho jogando de ressaca depois de passar a noite virado nos pagodes do Rio é melhor do que o Val Baiano, Vinícius Pacheco, Kleberson, ou qualquer outro.
    Portanto, tem tudo para ser um ótimo negócio, sim. Resta saber se saberá o Flamengo aproveitá-lo da melhor maneira ou se sucumbirá em sua megalomania como foi com Romário, Edmundo, Adriano, Vágner Love, …
    Agora, o principal fato nessa história toda é a valorização do futebol carioca após anos nas sombras do futebol paulista. Temos os dois últimos campeões brasileiros, um campeonato carioca cheio de estrelas, novos dirigentes com espírito empreendedor e renovado na direção de nossos clubes, o despertar para a necessidade de melhorar a infraestrutura dos clubes, a manutenção dos técnicos cada vez mais frequente combatendo o imediatismo que nos assolava num passado recente, enfim, o fortalecimento contínuo após anos de atraso do nosso charmoso Futebol Carioca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: