Skip to content

Franz Ferdinand na Fundição Progresso

29 de Março de 2010

Foto de Mônica Imbuzeiro

Quais são os fatores ou elementos necessários para classificar um show de rock como bom, como histórico? Para a maioria dos formadores de opinião são: uma banda afiada ao executar um setlist matador; a existência de uma conexão entre artista e público, onde o primeiro consiga passar carisma e dominar o segundo; e por último, ou em primeiro lugar para alguns, o som tem que estar bem equalizado. Mas eu ainda colocaria um outro fator nessa equação: o improviso em cima do imprevisto. Ele serve de start para todos os elementos listados anteriormente.

E justamente foi esse o fator que faltou no show do Franz Ferdinand, na última sexta, dia 19 de março, na Fundição Progresso.

Ao subir no palco às 00h15min – com uma pontualidade carioca, já que no ingresso apontava como 22hs o início do show – Alex Kapranos e sua trupe fizeram um show previsível. Como se fosse um espetáculo teatral, a banda seguiu a risca todos os pontos do roteiro, previamente ensaiado, sem deixar espaço para o inesperado, para a improvisação.

Apesar de a banda estar mais segura musicalmente – isso ficou evidente na execução de algumas canções que tiveram pequenas mudanças no andamento, como por exemplo, “Walk Away” e “Take me out” – a utilização de certos clichês corriqueiros, como abraçar a bandeira do Brasil, chamaram mais atenção.

Foto de Mônica Imbuzeiro

Parece que o público presente classificou o show como sendo tão bom ou histórico como o de 2006 no Circo Voador. Eu prefiro o primeiro show, onde o imprevisível estava estampado na cara e nas ações de todos os músicos, quando a inesperada e calorosa participação do público carioca colocou fogo na banda deixando-a fora de controle, mas num bom sentido.

Set list: Bite hard – The Dark Of the Matinée – This Boy – Do You Want To – Auf Achse – No You Girls – Tell Her Tonight – Can’t Stop Feeling – Take Me Out – Turn It On – The Fallen – Michael – 40′ – Ulysses – Outsiders

Bis: Walk Away – Come On Home – What She Came For – All My Friends (LCD Soundsystem Cover) – Van Tango – This Fire – Lucid Dreams

te Hard

The Dark Of The Matinée

This Boy

Do You Want To

Auf Achse

No You Girls

Tell Her Tonight

Can’t Stop Feeling

Take Me Out

Turn It On

The Fallen

Michael

40′

Ulysses

Outsiders

Bis:

Walk Away

Come On Home

What She Came For

All My Friends (LCD Soundsystem cover)

Van Tango

This Fire

Lucid Dreams

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: